Inicio

Nova técnica permite observar até veias de múmias

Por History Channel Brasil em 02 de Outubro de 2018 às 19:27 HS
Nova técnica permite observar até veias de múmias-0

Não é de hoje que os arqueólogos usam Raio-X para estudar múmias egípcias. Desde o início do século 20, a tecnologia é empregada para pesquisar os corpos embalsamados. Agora, uma nova técnica permite visualizar detalhes quase microscópicos, como veias.

Vídeo relacionado:

As imagens a detalhadas da mão de uma múmia foram feitas usando um equipamento desenvolvido pelo Instituto Real de Tecnologia KTH/Centro Universitário de Albanova, em Estocolmo, na Suécia. Com a nova tecnologia, que usa uma técnica aprimorada de tomografia computadorizada, os pesquisadores suecos registrarem até mesmo restos de células individuais da múmia.

O equipamento inovador de radiologia também permitiu a observação de nervos, vasos sanguíneos e diferentes camadas de pele da múmia. A mão (que data do ano 400 a.C) havia sido levada do Egito para a Suécia há mais de cem anos.  

Os pesquisadores acreditam que futuramente a técnica será amplamente utilizada para estudar múmias e outros artefatos arqueológicos. "Assim como a tomografia computadorizada convencional se tornou um procedimento padrão na investigação de múmias, enxergamos a nova técnica como um complemento aos métodos atuais de pesquisa", disse a cientista Jenny Romell. 

Nova técnica permite observar até veias de múmias - 1

 

 


 Fonte: IFLSCience

Imagens: Jaroslav Moravcik/Shutterstock.com e Radiological Society of North America/Divulgação