Inicio

Novo estudo indica que o Sistema Solar se desintegrará muito antes do que se pensava

Por History Channel Brasil em 11 de Dezembro de 2020 às 19:43 HS
Novo estudo indica que o Sistema Solar se desintegrará muito antes do que se pensava-0

Há muitos séculos, os cientistas tentam definir quando será o fim do Sistema Solar. Graças a simulações realizadas por renomados astrofísicos e astrônomos de três universidades dos EUA e publicadas em um artigo da revista The Astronomical Journal, foi possível chegar a uma data aproximada. De acordo com o estudo, isso acontecerá muito antes do que se acreditava.

O estudo é assinado por Jon Zink, da Universidade da Califórnia, Konstantin Batygin, da Caltech, e Fred Adams, da Universidade de Michigan. Segundo eles, em aproximadamente 5 bilhões de anos, o Sol se tornará uma estrela gigante vermelha que engolirá Mercúrio, Vênus e a Terra. Depois, espera-se que 54% da massa solar seja ejetada no espaço, o que reduzirá o Sol a metade de seu volume atual, transformando-o em uma anã branca. Essa perda de massa alterará o controle gravitacional que o astro exerce sobre os planetas restantes: Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Novo estudo indica que o Sistema Solar se desintegrará muito antes do que se pensava - 1

O estudo diz ainda que a cada 23 milhões de anos, aproximadamente, outras estrelas se aproximarão do Sistema Solar, desestabilizando as órbitas dos planetas sobreviventes. Assim, 30 bilhões de anos após o Sol perder seu tamanho original, todos os planetas, exceto um, se tornarão errantes, vagando pela galáxia.

Novo estudo indica que o Sistema Solar se desintegrará muito antes do que se pensava - 2

Esse último planeta solitário permanecerá orbitando durante outros 50 bilhões de anos, até eventualmente sucumbir à gravidade de outras estrelas e sair da órbita do Sol. Finalmente, cerca de 100 bilhões de anos após o Sol se transformar em uma anã branca, o Sistema Solar não existirá mais, segundo as estimativas dos cientistas.


Fonte: Science Alert

Imagens:  Shutterstock.com