Inicio

Novo estudo liga a origem do cálcio de nossos ossos e dentes à explosão de estrelas

Por History Channel Brasil em 07 de Agosto de 2020 às 20:14 HS
Novo estudo liga a origem do cálcio de nossos ossos e dentes à explosão de estrelas-0

O célebre astrônomo Carl Sagan disse certa vez que nós somos feitos de estrelas. A afirmação se baseia no fato de que os átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio têm origem estelares. Agora, um novo estudo apresenta evidências de como o cálcio em nossos dentes e ossos se originou em explosões de supernovas.

Segundo os cientistas, metade de todo o cálcio do universo foi criado nos últimos momentos de estrelas que estavam morrendo. As explosões estelares das chamadas “supernovas ricas em cálcio” são tão raras que muitas dúvidas ainda restavam a respeito delas. Por isso, até agora os astrofísicos não tinham como determinar o mecanismo que resultou na criação do elemento químico presente em nosso organismo.

A nova pesquisa, feita por uma equipe internacional de mais de 70 cientistas, pode ter descoberto a verdadeira natureza desses eventos raros e misteriosos. Pela primeira vez, os pesquisadores examinaram uma supernova rica em cálcio com imagens de raios X. Foi uma oportunidade sem precedentes de observar uma estrela durante o último mês de vida até sua explosão final.

O estudo, publicado no Astrophysical Journal, revelou que uma supernova rica em cálcio é uma estrela compacta que libera uma camada externa de gás durante os estágios finais de sua vida. Quando a estrela explode, sua matéria colide com o material liberado dessa camada externa, emitindo raios X brilhantes. A explosão resulta em temperaturas intensamente quentes e alta pressão, provocando uma reação química que produz cálcio.

“Esses eventos são tão raros que nunca soubemos como uma supernova rica em cálcio era produzida”, disse Wynn Jacobson-Galan, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Observar o funcionamento interno desse tipo de supernova poderá abrir novas áreas de pesquisa e oferecer um melhor entendimento de como o cálcio surgiu no universo.


Fontes: University of California Santa Cruz e Science Alert

Imagem: Aaron M. Geller/Northwestern University, via University of California, Santa Cruz