Inicio

Novo tipo de gripe com potencial pandêmico é identificado em porcos na China

Por History Channel Brasil em 30 de Junho de 2020 às 11:51 HS
Novo tipo de gripe com potencial pandêmico é identificado em porcos na China-0

Cientistas identificaram na China uma novo tipo de gripe com potencial de causar uma pandemia. O vírus foi encontrado em porcos, mas ele também é capaz de infectar humanos. Os pesquisadores temem que possa ocorrer uma mutação que facilite sua transmissão entre pessoas, se propagando rapidamente pelo mundo.

O estudo, que foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, descreve uma cepa de gripe com genes em comum com o vírus que causou a pandemia da gripe suína em 2009. Segundo os pesquisadores, esse vírus é uma combinação de três linhagens de gripe: uma de aves europeias e asiáticas; outra que causou a pandemia de 2009; e uma terceira da América do Norte, que possui genes de vírus das gripes aviária, humana e de suínos.

O vírus, batizado de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. Analisando dados de 2011 a 2018, os cientistas encontraram evidências de que pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China foram infectadas.

Os pesquisadores dizem que é essencial tomar medidas proativas agora para proteger as pessoas contra a gripe suína. Como essa variação é recente, a população não teria desenvolvido imunidade ao vírus. "Leremos cuidadosamente o estudo para entender o que há de novo. Isso também destaca que não podemos baixar a guarda contra a gripe; precisamos estar atentos e continuar a vigilância mesmo durante a pandemia de COVID-19", disse um porta-voz da Organização Mundial de Saúde.


Fontes: BBC e Business Insider

Imagem: Shutterstock.com