MISTÉRIOS

O enigma de Newgrange, construção mais antiga que as pirâmides do Egito

Misteriosa edificação na Irlanda data do ano 3200 a.C.
Por: HISTORY Brasil

Nas cercanias de Dublin, capital da Irlanda, encontra-se uma das construções mais antigas da história, mais ainda que as pirâmides egípcias: o mausoléu de Newgrange. A desconcertante estrutura, situada no complexo Brú na Bóinne, na localidade de Meath, data do ano 3200 a.C., é considerada a principal maravilha antiga do país europeu. Até hoje, a edificação continua a intrigar pesquisadores.

Quem constriu Newgrange?

Segundo os especialistas, a construção data de seis séculos antes da pirâmide mais antiga do Egito, e é 700 anos mais velha que o Stonehenge do Reino Unido. À primeira vista pareceria um simples monte, mas na verdade é uma tumba. A estrutura sofisticada evidencia a habilidade de seus construtores, mas quem foram eles?



Até o momento, pouco se conhece sobre as pessoas que construíram Newgrange, mas está claro que essa civilização possuía conhecimentos avançados de engenharia e astronomia. A cada solstício de inverno, o sol nascente brilha através de uma pequena abertura na estrutura e se desloca 18m para a câmara principal, inundando-a com luz brilhante por cerca de 17 minutos.



O consenso científico diz que povos nativos irlandeses construíram o monumento. Mas isso não impede que outras teorias sejam especuladas. Vikings, fenícios, egípcios e romanos já foram apontados como suspeitos de terem erguido Newgrange, mas não há evidências de que nenhum desses povos estivessem envolvidos com a construção. Análises de DNA sugerem que as pessoas sepultadas lá eram descendentes de grupos originários da península ibérica e da costa da França. Os exames também apontaram que um indivíduo enterrado no local era fruto de incesto, o que indica que ele poderia ser membro da elite ou realeza.

Em 1993, o local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e hoje recebe milhares de visitas turísticas por ano.

VER MAIS


Fonte: Clarín 

Imagens: Wikimedia Commons