gladiadores

O imperador romano que lutou 735 vezes como gladiador

Lúcio Aurélio Cômodo foi o governante que protagonizou o maior número de combates
Por: HISTORY Brasil

Nos combates de gladiadores que aconteciam na Roma Antiga não participavam somente prisioneiros e escravos. Na verdade, até mesmo membros da elite e da nobreza lutavam nas arenas em busca de honra e glória. O imperador Lúcio Aurélio Cômodo, que governou entre os anos 180 e 192 d.C., ficou famoso por ter lutado centenas de vezes.

Cômodo, o imperador gladiador

 era obcecado desde muito jovem com o herói mitológico Hércules, muito popular na sociedade romana e especialmente entre os gladiadores, segundo explica María Amparo Mateo Donet, doutora em História Antiga.



A especialista conta que Cômodo frequentemente usava roupa de gladiador e se autodenominava "Hércules caçador". Para se ter uma ideia da tamanha paixão que ele tinha pelas lutas de gladiadores, ele chegou a disputar 735 combates.



No entanto, quando o imperador lutava, eram tomadas medidas de segurança para garantir sua integridade física. Na verdade, seus combates eram mais um “show” do que uma verdadeira luta até a morte.

Além de Cômodo, outros imperadores romanos participaram ativamente das lutas de gladiadores, como, por exemplo, Calígula, Tito, Adriano, Lúcio Vero e Dídio Juliano. Em todos os casos, assim como se fazia com Cômodo, os combates eram manipulados para garantir que os governantes não corressem riscos de verdade. 

VER MAIS:


Fonte: El Español

Imagens: Domínio Público, via Wikimedia Commons