THOMAS EDISON

O maior fracasso de Thomas Edison: uma assustadora boneca falante

Por: HISTORY Brasil

Thomas Alva Edison não apenas patenteou 1.093 inventos, mas também deixou uma marca inigualável em diferentes segmentos. Entre suas principais criações estão a lâmpada elétrica, o fonógrafo e a câmera de filmagem. No entanto ele também teve fracassos, como uma boneca falante desenvolvida e produzida no final do século XIX, e cuja fabricação precisou ser suspensa meses depois.

As bonecas de Edison, que acabaram sendo apelidadas de “Little Monsters” ("Monstrinhos"), mediam 56 centímetros e pesavam aproximadamente 2kg. Suas extremidades articuladas eram feitas de madeira e suas cabeças eram de porcelana. Dentro delas, havia fonógrafos miniaturizados que faziam com que as bonecas recitassem frases gravadas. A ideia do inventor representou uma das primeiras tentativas de reproduzir sons com a finalidade de entretenimento.



Porém, pouco tempo depois de seu lançamento público, um de seus distribuidores de Boston, Horace Partridge & Co., explicou a Edison que muitas bonecas estavam sendo devolvidas. Isso porque a manivela se soltava, o cilindro de cera estragava e o som perdia qualidade, gerando um ruído que causava medo nas crianças. 



Durante as semanas seguintes, as reclamações foram se acumulando, e Edison decidiu retirá-las do mercado. Estima-se que no total tenham sido vendidas cerca de 500 bonecas, o que faz com que elas sejam um objeto de coleção muito valioso. Segundo os registros da fábrica de West Orange, cerca de 7.500 bonecas foram produzidas no total. 

Mais tarde, Edison resolveu os problemas técnicos e relançou o produto em uma versão melhorada. Mas as bonecas ficaram muito caras – entre 10 e 20 dólares, o que equivale a 250 a 500 dólares atuais. Assim, os compradores não se mostraram interessados. A Edison Phonograph Toy Manufacturing Company não conseguiu um refinanciamento para completar o projeto, já que suas dívidas eram muito altas. Assim, chegava ao fim a desastrada saga dos "Monstrinhos".  Confira abaixo como era a voz da boneca:


Fonte: Infobae

Imagens: Shutterstock.com, PBS, Kai Schreiber/CC BY-SA 2.0 e Domínio público