DOENÇAS

O mistério da Síndrome de Lázaro, que faz mortos voltarem à vida

Uma menina de 12 anos que havia sido declarada morta em decorrência de complicações causadas pela diabetes "voltou à vida" por alguns momentos recentemente na Índia. A família de Siti Masfufah Wardah estava fazendo os preparativos para seu velório quando a temperatura do corpo da garota se elevou, ela começou a se mexer e chegou a abrir os olhos. Médicos foram chamados para tratá-la, mas ela acabou morrendo uma hora depois. Especialistas acreditam que tenha sido um caso da misteriosa "Síndrome de Lázaro". 

Esse estranho fenômeno (que leva o nome do homem ressuscitado por Jesus na Bíblia) foi relatado pela primeira vez na literatura médica em 1982. Desde então, por volta de 40 casos foram observados ao redor do mundo. Mas o que explica essa síndrome? 

Não há uma resposta definitiva sobre as causas da Síndrome de Lázaro, oficialmente chamada de "retorno da circulação espontânea", mas pesquisadores trabalham com algumas hipóteses. Uma delas estaria relacionada com o acúmulo de pressão no peito como resultado da técnica de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O relaxamento da pressão após o fim dos esforços de reanimação do paciente fariam com que o coração se expandisse, gerando impulsos elétricos do coração e reiniciando o batimento cardíaco. 

Outra explicação envolve a hipercaliemia. Essa condição, caracterizada por altas acumulações de potássio é capaz de afetar o sistema de condução cardíaco. Diferentemente do caso da menina indiana, outros pacientes que tiveram a Síndrome de Lázaro acabaram sobrevivendo e levando vidas normais. 


Fonte: Mirror.co.uk

Imagem: Shutterstock.com