Inicio

O plano audacioso de um multimilionário para colonizar Marte

Por History Channel Brasil em 09 de Novembro de 2016 às 14:11 HS
O plano audacioso de um multimilionário para colonizar Marte-0

O empreendedor sul-africano e multimilionário Elon Musk, presidente da empresa aeroespacial SpaceX, acaba de anunciar um projeto ambicioso para colonizar Marte.

Conforme ele explicou no último Congresso Internacional de Astronáutica, o primeiro passo consistirá em enviar uma nave tripulada ao planeta vermelho no decorrer da próxima década.

A empresa planeja abrir o caminho para a colonização enviando a Marte, em 2018, uma cápsula não tripulada. Os primeiros humanos chegariam em 2024.

Embora diversas organizações dedicadas à exploração espacial se mostrem reticentes com relação aos planos da SpaceX, cientistas definiram o projeto como inovador e emocionante.

Para o programa poder ser colocado em prática, seria necessária a associação com entidades governamentais capazes de aportar os bilhões de dólares necessários para sua implementação. Marte está a uma distância média de 225 milhões de quilômetros da Terra, porém ocorrem "janelas" de aproximação entre os planetas, o que faz com que essa distância diminua drasticamente. E maio deste ano, por exemplo, a distância entre a Terra e Marte foi de, aproximadamente, 75,3 milhões de quilômetos. A ideia é aproveitar a aproximação dos planetas para fazer a viagem até Marte. Mesmo assim, isso já seria uma verdadeira proeza científica e exigiria um investimento exorbitante.

Tanto a NASA quanto a Agência Espacial Europeia estão desenvolvendo projetos de aproximação a Marte, mas nenhum deles tem a grandiloquência do anunciado por Musk.

A SpaceX já teve insucessos em seus projetos espaciais. Recentemente, o foguete Falcon 9 explodiu durante o lançamento na Flórida, nos EUA. No entanto, a empresa tem um excelente histórico de aterrissagens bem-sucedidas.


Fontee: Clarín , Veja

Imagem: NikoNomad/Shutterstock.com