Inicio

O plano ousado de Bill Gates para reduzir o aquecimento global: escurecer o sol

Por History Channel Brasil em 04 de Fevereiro de 2021 às 22:23 HS
O plano ousado de Bill Gates para reduzir o aquecimento global: escurecer o sol-0

O bilionário Bill Gates estaria financiando um projeto que parece ter saído de uma obra de ficção científica. A iniciativa teria o objetivo de escurecer o sol para reduzir o aquecimento global. As informações foram publicadas pela revista Forbes.

O projeto é de autoria de cientistas da Universidade de Harvard. A ideia deles consiste em borrifar poeira atóxica de carbonato de cálcio (CaCO3) na atmosfera. Eles acreditam que isso compensaria os efeitos do aquecimento global, refletindo parte da luz solar de volta ao espaço. A iniciativa foi batizada de Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica (ou SCoPEx, na sigla em inglês). 

O plano ousado de Bill Gates para reduzir o aquecimento global: escurecer o sol - 1

Um estudo anterior da Universidade de Harvard havia apontado que o aerossol de carbonato de cálcio pode ajudar a reduzir o aquecimento da terra, ao mesmo tempo em que mantém intactas as partículas essenciais que compõem a estratosfera. Em julho, seriam dados os primeiros passos da iniciativa. Nessa fase, um balão seria lançado na Suécia para testar os sistemas operacionais e de comunicação responsáveis pela emissão da poeira de CaCO3 na atmosfera.

Mas o projeto não é unanimidade entre os cientistas. Isso porque não se sabe o quanto de aerossol seria suficiente para resfriar a atmosfera em um nível sustentável. Alguns pesquisadores acreditam inclusive que a iniciativa de Bill Gates pode ter exatamente o efeito contrário do desejado, provocando mudanças extremas no clima.


Fonte: CNN

Imagens: Shutterstock.com e Paolo Bona / Shutterstock.com