SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

O poderoso bombardeiro nazista que poderia ter mudado o rumo da Segunda Guerra

Por: HISTORY Brasil

Durante Segunda Guerra Mundial, a Alemanha desenvolveu vários equipamentos militares com o objetivo de derrotar os Aliados. Entre eles estava o Arado Ar-234, um dos mais poderosos aviões bombardeiros de todos os tempos. Segundo especialistas, essa aeronave poderia ter mudado o rumo do conflito.

Quando o Arado voou sobre a Europa pela primeira vez, os pilotos Aliados foram pegos de surpresa: eles não tinham ideia do que se tratava. Foi o primeiro bombardeiro turbojato do mundo a entrar em serviço, o que representou uma grande demonstração de poder da Alemanha nazista. Ele era considerado a mais avançada arma secreta do Terceiro Reich.



O Arado Ar-234 era a aeronave de combate mais rápida do mundo. Inicialmente, sua velocidade máxima era de 740 km/h, mas algumas versões chegaram a atingir até 900 km/h. Entre os vários protótipos, foram fabricadas 224 unidades do Ar-234, algumas das quais tinham quatro motores de configurações diferentes. Os planos originais incluíam a fabricação de 2500 bombardeiros.

Apesar de suas virtudes, a aeronave apresentou problemas com o desenvolvimento de seus motores desde o início. Alguns especialistas acreditam que o projeto saiu do papel de forma muito apressada e, por isso, apresentava muitas falhas. Apenas algumas centenas de aviões Arado Ar-234 foram usados efetivamente na guerra, mas muitos deles atuaram apenas em missões de reconhecimento.



Alguns pesquisadores acreditam que, se não fosse pelo atraso no desenvolvimento de seus motores, um grande número de unidades Ar-234 teriam saído da fábrica antes de combates cruciais. Caso as aeronaves tivessem ficado prontas a tempo, isso poderia ter dificultado um pouco mais a vitória dos Aliados.


Fontes:  National Interest, Weekend e Defense Media Network

Imagens:  Wikimedia Commons