Inicio

O que diz o Hagakure, o manual dos guerreiros samurais

Por History Channel Brasil em 25 de Julho de 2016 às 16:07 HS
O que diz o Hagakure, o manual dos guerreiros samurais-0

Os samurais já formaram o poder dominante no Japão e, em torno destes antigos guerreiros, havia um forte código de honra e lealdade.

Há um livro escrito por um samurai que nos remete ao mundo de ideais destes soldados da aristocracia japonesa, tão hábeis na luta com a katana. A obra Hagakure - que significa “Escondido pelas Folhas” ou “Folhas Escondidas” - é uma compilação dos tradicionais códigos guerreiros dos samurais (o Bushido), escrito pelo mestre Yamamoto Tsunemoto, aprendiz entre 1710 e 1717.

Hagakure expõe de modo detalhado e contundente uma forma de viver que, por séculos, guiou a existência das pessoas que escolheram a vida de samurai. Abaixo, seguem alguns fragmentos do famoso livro:

- "Se você é muito rígido, seus subordinados serão desleais. Mas se você confia demais neles, serão indisciplinados".

- "Se uma chuva repentina o pegar desprevenido, não corra estupidamente pela estrada nem se proteja nas marquises das casas. De qualquer maneira, você se molhará. Aceite-a desde o início e continue seu caminho (...). Use essa lição para tudo".

- "O Bushido é uma “forma de morrer” (...). Um samurai vassalo está sempre pronto e disposto a morrer em qualquer momento para ser totalmente fiel ao seu mestre".

- "Quando você ficar doente ou aborrecido, saberá quem são seus verdadeiros amigos".

- "A sabedoria vem de prestar atenção às pessoas sábias. O amor vem de lutar sempre pelo bem dos demais e em colocar os outros antes de si mesmo. A coragem surge apenas com o ranger dos dentes e com a determinação de se chocar com qualquer barreira que se coloque no caminho, sem pensar nas consequências".

- "Certamente, não há nada mais importante na vida do que o que fazemos neste momento, no presente".

Apesar de antigos, não há como negar que muitos desses ensinamentos samurais ainda são atuais nas nossas relações humanas. 


Fonte: Pijama Surf

Imagem: Marzolino/Shutterstock.com