ORIENTE MÉDIO

O sangrento mapa da guerra no mundo

Descubra quais são os principais conflitos em andamento no planeta!

 

Desde que o homem é homem, o mundo nunca esteve livre de guerras ou conflitos – nem por um segundo. Disputa por território, combate às drogas, diferenças étnicas, religiosas, econômicas e culturais estão invariavelmente entre as principais causas.

 

Só na guerra da Síria, em um intervalo de cinco anos mais de 400 mil pessoas já perderam a vida. Fora isso, estima-se que outros 50 países do mundo estejam em guerra ou vivendo algum conflito sangrento. 

 

Se você tem a impressão de que vivemos em um mundo pacífico, repense. O mapa de conflitos e guerras é muito maior do que imaginamos. 

 

Mapa com mortes em conflitos e guerras em andamento (clique para ampliar) Mapa com mortes em conflitos e guerras em andamento (clique na imagem para ampliar)

 

 

Os dez países mais letais do planeta são, hoje:

 

  1. Síria
  2. Afeganistão
  3. Iraque
  4. Nigéria
  5. México
  6. Iêmen
  7. Paquistão
  8. Ucrânia 
  9. Somália
  10. Sudão do Sul

 

 

 

O pior: a qualquer momento podem estourar novos (ou antigos) conflitos envolvendo:

 

  • Estado Unidos e Rússia
  • Coreia do Norte
  • Israel e Palestina
  • Instabilidade política no Egito
  • Avanço do Estado Islâmico

 

O mundo está de olho também na situação dos refugiados. Há risco de eclodir problemas sérios decorrentes do imenso fluxo de pessoas na União Europeia, ataques terroristas isolados e reação da sociedade civil. Uma triste observação: o Brasil, embora não apareça oficialmente nas estatísticas de guerra, matou mais que a Síria em 2015. Enquanto no país do oriente médio 55 mil pessoas foram assassinadas naquele ano, por aqui o número foi de assustadores 58 mil homicídios.

 

 

Uma triste observação: o Brasil, embora não apareça oficialmente nas estatísticas de guerra, matou mais que a Síria em 2015. Enquanto no país do oriente médio 55 mil pessoas foram assassinadas naquele ano, por aqui o número foi de assustadores 58 mil homicídios.

 

 

Zona de Conflito

Como é viver em uma região em conflito? O fotógrafo e documentarista brasileiro Gabriel Chaim esteve no epicentro de conflitos armados pelo mundo e vai nos contar essa história. Ele, que já passou pela guerra civil da Síria, o golpe militar no Egito, conflitos no Iraque, Irã e Faixa de Gaza, vai detalhar, em oito episódios, o que viu em suas viagens.

 

 


IMAGENS: Orlok / ART production / Shutterstock, Inc.
FONTES: Wikipedia.com / Globo.com