Inicio

O terrível experimento realizado na Dinamarca com crianças da Groenlândia

Por History Channel Brasil em 04 de Janeiro de 2021 às 21:48 HS
O terrível experimento realizado na Dinamarca com crianças da Groenlândia-0

Em 1950, várias crianças groenlandesas foram distanciadas de suas famílias e levadas à Dinamarca para serem criadas como cidadãs dinamarquesas. Elas foram cobaias de um experimento que buscou melhorar o nível de vida das comunidades que habitavam a Groenlândia. Lá, a maioria das pessoas ainda vivia da caça de focas, falava pouco a língua dinamarquesa e enfrentava um surto de tuberculose.

O projeto, com a ajuda da fundação Save the Children, da Dinamarca, propôs-se a enviar crianças das comunidades groenlandesas a famílias da Dinamarca. Previamente, as autoridades decidiram enviar cartas a diretores de escolas e sacerdotes, para identificar os jovens mais inteligentes com idades entre 6 e 10 anos.

O terrível experimento realizado na Dinamarca com crianças da Groenlândia - 1

Apesar da recusa de muitas famílias, em maio de 1951, o barco MS Disko partiu de Nuuk com 22 crianças para a Dinamarca. A chegada dos pequenos colonos era um projeto tão importante que até a própria rainha quis visitar o acampamento onde as atividades eram desenvolvidas.

O terrível experimento realizado na Dinamarca com crianças da Groenlândia - 2

Um ano depois, 16 das 22 crianças foram enviadas de volta à Groenlândia, mesmo tendo perdido a capacidade de conversar em sua língua nativa, o que dificultou a comunicação com suas respectivas famílias. Além disso, a Cruz Vermelha dinamarquesa, que considerou que as crianças não deveriam viver em más condições com suas famílias originárias, as refugiou em um lar que construiu para elas em Nuuk.

O terrível experimento realizado na Dinamarca com crianças da Groenlândia - 3

Os garotos terminaram como um pequeno grupo, sem raízes e marginalizados da sociedade. À medida que cresceram, muitos deles sofreram de alcoolismo e inclusive morreram jovens. Recentemente, como um pedido de desculpas, por meio de um comunicado oficial, Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca afirmou: “Não podemos mudar o que aconteceu. Mas podemos assumir a responsabilidade e nos desculparmos com aqueles de quem deveríamos ter cuidado, mas não o fizemos”. A Groenlândia foi uma colônia dinamarquesa até 1953. Desde então, o território tem status de distrito autônomo.

O terrível experimento realizado na Dinamarca com crianças da Groenlândia - 4


Fonte: BBC 

Imagens: Helene Thiesen/Arquivo pessoal/Reprodução