Ta Na História

Onde está enterrado Vasco da Gama?

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Tá Na História

O Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, foi uma homenagem de Dom Manuel  aos grandes navegadores. 

Antes do que hoje conhecemos, ficava uma pequena Igrejinha. Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e muitos outros navegadores  tinham o costume de visitar para pedir proteção. 

O lugar de embarque era quase na frente.  

São mais de 300 metros de fachada de uma construção que demorou cerca de 100 anos para ficar pronta.

Boa parte do dinheiro investido veio do comércio com o Oriente. 

O Mosteiro dos Jerônimos é uma iniciativa de Dom Manuel homenagem aos grandes navegadores. A arquitetura sai do gótico e entra na era manuelina. 

A Ordem de São Jerônimo habitou esse lugar até 1834, quando foi dissolvida. Os monges ficavam ali rezando pela alma do rei e pelo sucesso dos navegadores. 

Nada mais natural que os restos mortais de Vasco da Gama descansarem nesse belo lugar. 

Mas nem sempre foi assim...

Você quer saber do erro que aconteceu com o sarcófago do grande navegador? Quer conhecer os detalhes do Mosteiro dos Jerônimos, onde, além da Vasco da Gama, estão os restos mortais do rei Dom Manuel e dos escritores Fernando Pessoa e Luís de Camões? O Tá na História te conta. Aperta o play! 


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem:  António Manuel da Fonseca (1796–1890)/ National Maritime Museum, via Wikimedia Commons