Inicio

Os 7 superpoderes humanos ativados pela adrenalina

Por History Channel Brasil em 12 de Novembro de 2016 às 11:42 HS
Os 7 superpoderes humanos ativados pela adrenalina-0

Euforia, aceleração do ritmo cardíaco, aumento da pressão sanguínea: nosso corpo fica "superpoderoso" quando a adrenalina entra em ação e nos deixa em estado de alerta para enfrentar inúmeros perigos.

Esse hormônio e neurotransmissor produzido pelas glândulas suprarrenais (acima dos rins) é ativado diante de situações de ameaça e tensão. Abaixo, contamos como essa substância química poderosa atua no nosso organismo.

Mobiliza as reservas de glucose: As reservas de glicogênio estão localizadas nos músculos, o que faz com que, diante do perigo, eles tenham muito mais força que em situações comuns.

Interrompe o movimento dos intestinos: A adrenalina faz com que o movimento intestinal seja interrompido, de modo a evitar funções fisiológicas incômodas que poderão colocar em perigo quem tem que se defender de uma ameaça.

Acelera o ritmo cardíaco: O pulso é acelerado, aumentando o volume de sangue e levando oxigênio e nutrientes extras a todos os órgãos do corpo.

Causa euforia: A sensação de euforia é necessária para a preservação da vida diante do perigo. A atividade cerebral é intensificada e as reações corporais ficam mais rápidas.

Melhor oxigenação: O corpo é capaz de acelerar o ritmo respiratório e relaxar os músculos nasais, permitindo que entre mais ar e o organismo se oxigene mais facilmente.

Dilata as pupilas: Uma visão mais aguçada é essencial para garantir a sobrevivência. A injeção de adrenalina dilata as pupilas, permitindo que o sentido visual seja otimizado.

Maior pressão sanguínea: Diante do perigo, os vasos sanguíneos dos órgãos vitais se alargam, fazendo com que entre um fluxo maior de sangue, que se concentra nos locais mais importantes, facilitando a oxigenação.


Fonte: Muy Interessante

Imagem: Christophe Michot / Shutterstock.com