Inicio

Os cinco milagres mais polêmicos da história

Por History Channel Brasil em 23 de Março de 2016 às 00:08 HS
Os cinco milagres mais polêmicos da história-0

Décadas se passam e alguns milagres ainda desafiam as explicações de céticos e cientistas.

O site LiveScience publicou uma lista de cinco fenômenos considerados milagres que despertam debates até hoje. Confira abaixo:

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



1- Milagre do Sol

Em torno de 70 mil pessoas testemunharam o chamado “Milagre do Sol”, ocorrido no dia 13 outubro de 1917, perto de Fátima, em Portugal. Três crianças que disseram ter recebido uma mensagem da Virgem Maria haviam anunciado que o milagre aconteceria. O Milagre do Sol aconteceu ao meio-dia, após uma forte chuva que cessou repentinamente. O sol surgiu como um disco luminoso opaco, que girava em espiral e emitia luzes coloridas. O fenômeno durou 10 minutos e entrou para a lista oficial de milagres do Vaticano. Céticos dizem que tudo não passou de um fenômeno atmosférico conhecido como parélio.

Os cinco milagres mais polêmicos da história - 1Imagem: Domínio Público via Wikimedia Commons

2 – Sangue de São Januário

Todos os anos, milhares de fiéis assistem ao fenômeno da liquefação do sangue seco de São Januário, o Patrono de Nápoles, na Itália. Ele foi martirizado no século IV e teve um pouco de seu sangue guardado em um relicário. Ao contrário do normal, seu sangue não secou com o tempo. A liquefação teve início após um terremoto que atingiu Nápoles em 1980, em que morreram mais de 2.500 pessoas. O milagre está na lista do Vaticano, porém não é permitido acesso ao conteúdo do relicário. Desta maneira, cientistas não têm como explicar o fenômeno.

Os cinco milagres mais polêmicos da história - 2Imagem: Caravaggio/Domínio Público, via Wikimedia Commons

3 – Santa Bernadete de Lourdes

Como explicar o estado de conservação do corpo de Bernadete de Lourdes, morta em 1879? O corpo da santa continua inteirinho, na Capela de Santa Bernadete, na França. Relatórios médicos realizados sobre o cadáver indicavam que o corpo não exalava qualquer odor e estava em perfeito estado, incluindo sua pele.

Os cinco milagres mais polêmicos da história - 3Imagem: Domínio Público via Wikimedia Commons

4 – Virgem de Guadalupe

A origem da antiga imagem da Virgem Maria segue um mistério. A crença conta que ela seria de 1531, quando um índio da tribo Nahua, chamado Juan Diego, disse ter visto a Virgem Maria, perto da Cidade do México. Depois disso, a imagem da Virgem teria sido gravada em um tecido de fibra de cacto. O objeto está exposto na Basílica de Guadalupe. O material já passou por algumas análises científicas, porém não foi possível determinar como foi feita. Também nunca ninguém conseguiu explicar como uma imagem considerada de “baixa” qualidade se manteve preservada por tanto tempo.

Os cinco milagres mais polêmicos da história - 4Imagem: Domínio Público via Wikimedia Commons


5 – Santo Sudário

O Sudário de Turim, em si, não é milagre, mas pode estar, literalmente, envolvido em um deles. A peça teria sido o tecido que envolveu Jesus Cristo em seu sepultamento e traz a imagem do seu corpo em sua extensão. O tecido já foi analisado por um grande time de pesquisadores que descobriu que algumas partes da peça datam da Idade Média, sugerindo que o Sudário poderia ser uma mentira. No entanto, estudos posteriores revelaram que o tecido foi produzido bem antes do imaginado (entre 280 a.C. e 220 d.C.), ou seja, poderia ser dos tempos de Jesus.

Os cinco milagres mais polêmicos da história - 5Imagem: PerseoMedusa/Shutterstock.com

 

Os cinco milagres mais polêmicos da história - 6

 


Fonte: Megacurioso
Imagem destaque: Domínio Público via Wikimedia Commons