Inicio

Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo

Por History Channel Brasil em 19 de Julho de 2016 às 11:59 HS
Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo-0

Como você faria para desenhar um mapa secreto que poderia salvar vidas?

Talvez Robert Baden-Powell tenha a resposta. Este homem foi um espião, nascido em Londres em 1857. Durante sua carreira militar, participou de diferentes campanhas na África. De volta ao Reino Unido, escreveu vários livros que o tornaram popular entre os leitores ingleses. Sua obra “Escotismo para Rapazes” inspirou os jovens da época a se organizar e formar as primeiras patrulhas escoteiras.

Em 1915, Baden-Powell, que já era uma celebridade, publicou o livro “Minhas Aventuras Como Espião”, um guia para aspirantes a espiões, no qual ele narra suas missões nos Balcãs, no final do século XIX. Além de conter vários segredos para não ser descoberto pelas autoridades inimigas e sobre como se vestir corretamente de acordo com a região do mundo em que se está operando, no manual podem ser encontrados desenhos de insetos feitos pelo próprio autor, os quais escondem mapas secretos - abaixo, destalhes de sinais de um mapa na asa de uma borboleta.

Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo - 1

Uma das maiores curiosidades de Baden-Powell é o fato de ele ter usado a desculpa de ser entomologista para se infiltrar em territórios hostis. O autor sugere aos seus leitores explorar as áreas desejadas vestindo o traje clássico de um especialista em insetos e, com um lápis e um caderno, desenhar insetos em cujos traços se escondem mapas da região. O ex-militar afirma que a técnica foi de grande utilidade durante seus anos como espião, e que um mapa bem escondido em uma borboleta pode salvar mais de uma vida.

O mapa pode estar escondido na boca de um grilo:

Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo - 2

Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo - 3
Mapas podem ser colocados dentro de uma folha:
Os mapas secretos de Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo - 4



Fonte: ATLASOBSCURA 

Imagens: Domínio Público