Inicio

Os modelos de personalidade criminosa segundo Eysenck

Por History Channel Brasil em 15 de Dezembro de 2017 às 11:25 HS
Os modelos de personalidade criminosa segundo Eysenck-0

Hans Jürgen Eysenck foi um psicólogo de origem alemã radicado na Inglaterra e que desenvolveu um modelo complexo para analisar a personalidade humana. Seu sistema se baseia na análise e na categorização de quatro aspectos constitutivos da psique: disposicional, hierárquico, dimensional e psicobiológico.

Vídeo relacionado:

De acordo com o Modelo Eysenck, a mente de um criminoso é caracterizada por três fatores-chave: um alto grau de extroversão, o que lhe dá a ousadia necessária para cometer um crime; níveis muito baixos de neuroticismo, que implica uma baixa noção das consequências futuras de seus atos; e um alto grau de psicotismo, capaz de anular os canais de empatia.

Embora outras correntes psicológicas tenham desdenhado desse método de análise da personalidade, por julgar que ele não leva em consideração as múltiplas variáveis que formam o caráter humano, a verdade é que sua implementação significou um grande avanço na ciência forense quando o assunto é compreender como funciona a mente complexa de um criminoso.


Fonte: La Mente es Maravillosa