Inicio

Os momentos históricos de Maradona, dentro e fora dos gramados

Por History Channel Brasil em 07 de Dezembro de 2020 às 13:32 HS
Os momentos históricos de Maradona, dentro e fora dos gramados-0

Diego Maradona fez história dentro e fora dos gramados. Tão polêmico quanto talentoso, o jogador de futebol argentino estampou as manchetes de jornais de todo o mundo nas mais diversas situações. Confira abaixo alguns dos momentos que marcaram a trajetória do atleta:

Atleta prodígio

Em 1976, Maradona estreou na primeira divisão do campeonato argentino, pelo Argentinos Juniors, dez dias antes de completar 16 anos. No ano seguinte, fez sua estreia em nível internacional na seleção principal argentina, que se preparava para a Copa de 1978. Mas Maradona acaba sendo cortado do Mundial pelo técnico César Luis Menotti por ser jovem demais. Em 1979, ele  foi capitão da seleção juvenil argentina que conquistou o campeonato mundial da categoria, no Japão.

"A Mão de Deus"

Os momentos históricos de Maradona, dentro e fora dos gramados - 1

Um dos episódios mais folclóricos da carreira de Maradona foi quando ele anotou o famoso gol da "Mão de Deus" durante uma partida contra a Inglaterra nas quartas de finais da Copa do México, em 1986. A bola aparentemente havia batido na cabeça do argentino, mas, na realidade, ele a acertou com a sua mão esquerda, uma falta que o árbitro não viu. Quando questionado sobre o lance depois da partida, Maradona disse que o gol foi marcado "um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus". A Argentina se sagrou campeã do Mundial daquele ano.

Ídolo do Napoli

Os momentos históricos de Maradona, dentro e fora dos gramados - 2

Maradona jogou no time italiano do Napoli entre 1984 e 1991. Nesse período, ele marcou 115 gols em 259 jogos defendendo a equipe e se consagrou como ídolo eterno do clube. Na temporada de 1986/1987, o Napoli conquistou seu primeiro Campeonato Italiano.  Na mesma temporada, o clube também se torna campeão da Copa da Itália. Em 1989, foi a vez de vencer a Copa da Uefa. Já em 1990, Maradona ajudou o Napoli a vencer novamente o Campeonato Italiano e a Supercopa da Itália.

Problemas com drogas

Maradona não escondia seus problemas com as drogas. Em uma entrevista à rádio italiana Mediaset,  ele contou que começou a usar entorpecentes quando jogava no Barcelona, no começo da década de 1980.  “Tinha 24 anos quando consumi drogas pela primeira vez, em Barcelona. Foi o maior erro da minha vida. A droga é o maior problema, a droga mata". Em 6 de abril de 1991, a Federação Italiana o suspendeu por 15 meses por uso de cocaína. Na Copa de 1994, nos Estados Unidos, ele foi flagrado no exame antidoping e acabou excluído da competição.

Política

Os momentos históricos de Maradona, dentro e fora dos gramados - 3

Durante sua vida, Maradona apoiou diversos políticos, especialmente figuras de esquerda (apesar de também ter feito campanha para Carlos Menem, que chegou à presidência da Argentina com uma plataforma apontada como neoliberal). Sua amizade com Fidel Castro, que liderou Cuba entre 1959 e 2008, era notória. Maradona chegou a tatuar o rosto do cubano em sua perna esquerda. Além disso, tatuou uma imagem do revolucionário argentino Che Guevara em seu braço direito. O atleta também apoiou abertamente o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Em seu país natal, Maradona também apoiou os governos de Néstor Kirchner e de sua mulher, Cristina. 

Personagem de Mauricio de Sousa

Nos anos 1980, o cartunista brasileiro Mauricio de Sousa se encontrou com Maradona para o desenvolvimento de um personagem de histórias em quadrinhos baseado no jogador de futebol. "Era o começo da pesquisa para eu criar a Turma do Dieguito, nome que combinamos de usar no projeto que pretendíamos mundial", disse Mauricio. Os problemas pessoais do argentino acabaram impedindo que o projeto fosse adiante.

Polêmicas com Pelé

Os momentos históricos de Maradona, dentro e fora dos gramados - 4
Imagem: Facebook/Diego Maradona

Ao longo dos anos, a relação entre Pelé e Maradona teve altos e baixos. A rivalidade tem origem no eterno debate entre os torcedores: qual dos dois foi o melhor jogador de todos os tempos?  Durante muito tempo, as duas lendas trocaram alfinetadas por meio da imprensa. De um lado, Maradona acusava Pelé de ter "vendido seu coração para a Fifa". De outro, Pelé revidava dizendo que o único gol importante do argentino foi feito com a mão. Mas em 2016 os dois se reconciliaram. "Chega de brigas", disse Maradona quando eles se encontraram em Paris para um evento. No último dia 23 de outubro, Maradona deu os parabéns a Pelé pelo seu aniversário de 80 anos em uma mensagem publicada nas redes sociais. Pelé retribuiu a gentileza no dia 30, quando Maradona completou 60 anos.


Fontes: BBC, IG, UOL , Estadão e CNN

Imagens: Domínio Público, via Wikimedia Commons