Inicio

Ouça a única gravação conhecida de Hitler falando num tom natural

Por History Channel Brasil em 21 de Junho de 2016 às 18:26 HS
Ouça a única gravação conhecida de Hitler falando num tom natural-0

Você consegue imaginar como seria a voz de Hitler em uma conversa natural, sem que ele estivesse elevando o tom da fala como em seus inflamados discursos?

A única gravação conhecida da voz normal do Führer consta num áudio obtido de maneira secreta em uma conversa particular entre Adolf Hitler e o militar finlandês Carl Gustaf Emil Mannerheim, em 1942. A gravação de 11 minutos foi feita pelo engenheiro finlandês Thor Damen, da empresa de radiodifusão Yle. 

O objetivo inicial de Damen era gravar o discurso oficial de aniversário de Mannerheim. Contudo, Damen decidiu continuar gravando, à revelia, a conversa depois que ela passou de oficial para privada. A SS percebeu o que Damen estava fazendo e pediu que ele parasse imediatamente. A fita foi entregue ao chefe do departamento de censura do estado, Kustaa Vilkuna, que só devolveu o material à Yle em 1957. Alguns anos depois, o áudio foi liberado ao público.

Hitler na Finlândia

Em 1942, sob grande segredo, Hitler visitou a Finlândia para o aniversário de Mannerheim. A reunião ocorreu no sul do país, onde Hitler foi recebido pelo presidente finlandês Ryti e outras autoridades. O líder alemão e Mannerheim se encontraram no trem particular do militar, onde fizeram uma refeição e ocorrem algumas negociações. As conversas gravadas abordam a falha alemã da operação Barbarossa, as derrotas italianas no norte da África, Iugoslávia e Albânia, armamentos na União Soviética, Romênia e poços de petróleo.





Fonte: War History Online