ESPAÇO

Óvnis? Fileira de luzes no céu intriga observadores em diversas cidades do Brasil

Por: HISTORY Brasil

Uma fileira de luzes no céu foi avistada há alguns dias em várias partes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Porto Alegre e Belo Horizonte. O fenômeno causou espanto e dúvidas entre seus observadores. O que estaria por trás do inusitado acontecimento?

Os pontos luminosos também têm sido vistos em outros países, como os Estados Unidos e Reino Unido. Apesar de algumas pessoas terem especulado a visita de óvnis, a explicação para o fenômeno é mais simples. Na verdade, o que foi avistado no céu são satélites lançados pela empresa SpaceX, do empresário sul-africano Elon Musk. No dia 18 de agosto, 58 deles foram colocados em órbita. 



Desde 2018, a SpaceX lançou cerca de 600 satélites como parte de um projeto chamado Starlink. A ideia é colocar em órbita ao menos 12 mil deles para prover internet de banda larga com preços acessíveis e em pontos que não são atendidos pelas redes atualmente existentes. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é quase do tamanho de um carro.

Dependendo de seu posicionamento, os satélites podem ficar visíveis à noite. Isso porque seus grandes painéis solares são capazes de refletir a luz solar. Apesar dos potenciais benefícios do projeto, o Starlink também é alvo de críticas. Atualmente, existem cerca de dois mil satélites ativos orbitando a Terra. O projeto do SpaceX poderá aumentar esse número em até 21 vezes, o que pode causar inúmeros problemas, como colisões. Além disso, os equipamentos podem atrapalhar a visualização do espaço a partir de observatórios terrestres, prejudicando pesquisas astronômicas.


Fontes: Estado de Minas, Gaúcha ZH e Forbes



Imagem: Reprodução/Internet