ESPAÇO

Óvnis? Fileira de luzes no céu intriga observadores em diversas cidades do Brasil

Uma fileira de luzes no céu foi avistada há alguns dias em várias partes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Porto Alegre e Belo Horizonte. O fenômeno causou espanto e dúvidas entre seus observadores. O que estaria por trás do inusitado acontecimento?

Os pontos luminosos também têm sido vistos em outros países, como os Estados Unidos e Reino Unido. Apesar de algumas pessoas terem especulado a visita de óvnis, a explicação para o fenômeno é mais simples. Na verdade, o que foi avistado no céu são satélites lançados pela empresa SpaceX, do empresário sul-africano Elon Musk. No dia 18 de agosto, 58 deles foram colocados em órbita. 

Desde 2018, a SpaceX lançou cerca de 600 satélites como parte de um projeto chamado Starlink. A ideia é colocar em órbita ao menos 12 mil deles para prover internet de banda larga com preços acessíveis e em pontos que não são atendidos pelas redes atualmente existentes. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é quase do tamanho de um carro.

Dependendo de seu posicionamento, os satélites podem ficar visíveis à noite. Isso porque seus grandes painéis solares são capazes de refletir a luz solar. Apesar dos potenciais benefícios do projeto, o Starlink também é alvo de críticas. Atualmente, existem cerca de dois mil satélites ativos orbitando a Terra. O projeto do SpaceX poderá aumentar esse número em até 21 vezes, o que pode causar inúmeros problemas, como colisões. Além disso, os equipamentos podem atrapalhar a visualização do espaço a partir de observatórios terrestres, prejudicando pesquisas astronômicas.


Fontes: Estado de Minas, Gaúcha ZH e Forbes

Imagem: Reprodução/Internet