Inicio

Ovos de crocodilo de 80 milhões de anos são encontrados no interior de SP

Por History Channel Brasil em 14 de Junho de 2021 às 11:09 HS
Ovos de crocodilo de 80 milhões de anos são encontrados no interior de SP-0

Um paleontólogo encontrou cerca de 20 ovos pré-históricos de crocodilo em Presidente Prudente (SP). William Nava acredita que os fósseis podem ter entre 70 e 80 milhões de anos. O pesquisador também identificou um ovo que pode ser de um dinossauro.

Crocodilos pré-históricos em SP

Os ovos medem entre seis e oito centímetros e foram encontrados muito próximos um do outro, o que caracteriza uma ninhada. Os fósseis foram levados para o Museu de Paleontologia de Marília (SP), onde foram analisados. Mais estudos serão necessários para identificar a espécie de crocodilo a qual os ovos pertencem, mas é possível dizer que eles datam do Período Cretáceo.

Ovos de crocodilo de 80 milhões de anos são encontrados no interior de SP - 1

O pesquisador acredita que o ovo um pouco maior encontrado no local pode ser de um terópode, pequeno dinossauro carnívoro. "Ainda dependemos de análise desse material em lâmina (microscópio) para confirmar, mas ovos fossilizados de dinossauros ainda não tinham sido encontrados no Estado de São Paulo", disse ele em entrevista ao Estadão. Já os ovos de crocodilo são semelhantes a dois exemplares que Nava encontrou no início dos anos 2000, em Marília, e foram identificados como pertencentes à espécie Mariliasuchus amarali.

"É uma descoberta importante e rara, uma vez que ovos fossilizados são difíceis de preservar, devido à sua estrutura frágil", afirmou Nava. No mesmo sítio paleontológico de Presidente Prudente já foram encontrados outros fósseis pré-históricos. No ano passado, foram identificados restos mortais de cobras e aves da época dos dinossauros no local.

VER MAIS

Fósseis de dinossauros são encontrados às margens de rodovia em Minas Gerais 

Fósseis de dinossauros são encontrados durante obras em rodovia em São Paulo

Cientistas brasileiros fazem descoberta inédita de parasita em osso de "dinossauro zumbi"


Fontes: Estadão, G1 e UOL

Imagens: William Nava/Museu de Paleontologia de Marília/Divulgação