O UNIVERSO

Pela primeira vez, NASA acaba de avistar algo saindo de buraco negro

Por: HISTORY Brasil

Ainda não se sabe exatamente o que é, mas uma coisa é certa: a NASA avistou algo estranho no poderoso buraco-negro supermassivo Markarian 335.

[VEJA TAMBÉM: Astrônomo explica por que a chegada do homem à Lua não foi uma farsa]



O conjunto do telescópio espectroscópico nuclear (NUSTAR), da NASA, como que por um milagre, avistou o halo de um buraco-negro "lançado" do buraco-negro supermassivo. Em seguida, um pulso maciço de energia de raios-X foi expelido. Então, o que exatamente aconteceu? Isso é o que os cientistas estão tentando descobrir agora.

"Esta é a primeira vez que conseguimos conectar o lançamento do halo de uma labareda", disse Dan Wilkins, da Universidade de Saint Mary. "Isso vai nos ajudar a entender como os buracos negros supermassivos alimentam alguns dos objetos mais brilhantes do Universo."

Principal pesquisadora do NUSTAR, Fiona Harrison, observou que a natureza da fonte energética é "misteriosa", mas acrescentou que a capacidade de registrar um evento como esse deve fornecer algumas pistas sobre o tamanho e estrutura do buraco-negro e novas informações sobre o papel dos buracos-negros no Universo.



Felizmente, para nós, este buraco-negro fica a 324 milhões de anos-luz de distância. Assim, não importa o quão estranho sejam estes novos achados, mas é bom saber que o Markarian 335 não deve ainda ter um efeito devastador sobre nosso cantinho do Universo.

Fonte: Blastr

Imagem: LackyVis/Shutterstock.com