Inicio

Pelo bem da ciência: Bola de basquete é jogada a 126 metros de altura

Por History Channel Brasil em 18 de Dezembro de 2015 às 15:41 HS
Pelo bem da ciência: Bola de basquete é jogada a 126 metros de altura-0

O que acontece se jogarmos uma bola de basquete a mais de 120 metros de altura? Uma experiência realizada no topo de uma represa de 126,5 metros demonstra como o comportamento de uma bola pode mudar, de acordo como ela é arremessada. O Resultado é impressionante, assista ao vídeo e confira:

POR QUE ISSO ACONTECE? ENTENDA O EFEITO MAGNUS

Ao ser apenas largada lá de cima, a bola sofre a ação do vento, mas basicamente despenca em linha reta. Mas ao ser arremessada com um simples giro para trás, o que acontece é de causar assombro. A bola faz uma curva radical no ar e vai parar muito longe do local de onde foi jogada. Isso ocorre porque quando a bola desce girando ela desloca o vento em sua volta, formando áreas de baixa e alta pressão, fazendo com que seja desviada de sua rota.

A gravidade sempre impulsionou diversos estudos durante centenas de anos. O sonho do homem de controlá-la motivou gênios como Nikola Tesla a sonhar com a criação de dispositivos anti-gravitacionais, muito semelhantes, por exemplo, com naves super modernas desenvolvidas pelos grandes centros de tecnologia como a NASA. Mas será que Tesla já sabia como controlá-la, ou até já teria desenvolvido protótipos de naves super modernas? Assista ao vídeo abaixo e se impressione com alguns fatos que podem tornar essa hipótese em algo real:

Fonte: IFLScience

Crédito da foto: Veritasium/YouTube