Inicio

Pesquisa aponta que luas de Júpiter e Saturno possuem mais água do que a Terra

Por History Channel Brasil em 14 de Outubro de 2014 às 10:14 HS
Pesquisa aponta que luas de Júpiter e Saturno possuem mais água do que a Terra-0

Qualquer um pensaria que o lugar mais indicado no Sistema Solar para encontrar água, o componente indispensável para o desenvolvimento da vida, é a Terra. No entanto, uma pesquisa surpreendente da Universidade de Porto Rico teve outra conclusão: Europa e Titã, as luas de Júpiter e Saturno, respectivamente e provavelmente, têm maior quantidade de água em estado líquido do que o nosso planeta.

Embora seja difícil de imaginar, já que a maior parte do mundo em que vivemos é pura água, o satélite natural de Júpiter tem o dobro da quantidade, enquanto o de Saturno teria... 11 vezes a quantidade de água dos oceanos subsuperficiais da Terra. Apesar de a água ser, na verdade, o composto mais abundante do Universo (por ser formada de hidrogênio e oxigênio), no Sistema Solar, ela está, geralmente, solidificada ou vaporizada.

O fator particular da Terra, Europa e Titã é que, neles, a água se encontra em estado líquido. Ao se formar, a maior parte da água do Sistema Solar terminou em forma de gelo, tanto na superfície como no interior dos corpos celestes mais longínquos. Nosso planeta, por sua proximidade em relação ao Sol, tem, relativamente, pouca água, que está concentrada na sua superfície, em estado líquido. “Se a Terra é uma rocha úmida, os satélites de Júpiter e Saturno são bolas de barro congelado”, descreveram os pesquisadores.

Fonte e imagens: EuropaPress e Diario Estelar