Inicio

Pesquisa sugere por que algumas pessoas são os alvos preferidos dos mosquitos

Por History Channel Brasil em 08 de Maio de 2015 às 02:03 HS
Pesquisa sugere por que algumas pessoas são os alvos preferidos dos mosquitos-0

Uma equipe de cientistas ingleses e norte-americanos apresentou uma resposta a uma eterna pergunta, que se repete a cada dia quente ou úmido em qualquer canto do planeta: “Por que os mosquitos só me picam?” A resposta estaria nos genes e tem a ver também com o odor corporal: há pessoas menos atrativas a esses insetos por produzir repelentes naturais, o que estaria relacionado a características genéticas.

O estudo, publicado pela revista Plos One, foi feito com base em um experimento realizado com 18 gêmeos idênticos e 19 gêmeos não idênticos. Os gêmeos idênticos se mostraram mais atrativos para os mosquitos, e daí se conclui que a genética influencia o fato de alguém ser vítima ou não de picadas. Por outro lado, também foi possível observar que as fêmeas se inclinam a determinadas vítimas quanto precisam se alimentar com fins reprodutivos. O sangue das mulheres grávidas, por exemplo, é o escolhido pelos mosquitos transmissores da malária na África. Outro grupo de seres humanos que se mostrou atrativo para os mosquitos é o de pessoas com muita massa corporal.

Com este estudo, que atribui a escolha dos mosquitos a um componente genético, será possível trazer avanços no desenvolvimento de técnicas de prevenção mais efetivas para a picada de mosquitos, algo de grande importância, uma vez que, dependendo da espécie e da região, esses insetos podem transmitir doenças graves.

Fonte: ABC

Crédito: Pitiya Phinjongsakundit - Shutterstock.com