ALASKA

Pesquisador desenvolve método que pode identificar a inteligência apenas olhando no rosto

Um ditado popular afirma que o rosto é o espelho da alma, mas será que nossa face também poderia dar alguma pista sobre a nossa inteligência? De acordo com um estudo publicado, recentemente, pela revista PLoS One, a resposta é sim, mas isso parece ser evidente apenas nos rostos masculinos.
 
O pesquisador tcheco Karel Kleisner, professor da Universidade Charles, de Praga, e principal autor do estudo, conduziu uma pesquisa em que um grupo de 160 estudantes de ambos os sexos analisou fotografias de 80 rostos de homens e mulheres. As pessoas foram convidadas a avaliar as imagens de acordo com sua atratividade e inteligência. Os pesquisadores compararam a avaliação dos alunos com a pontuação que os “modelos” fotografados conquistaram em um teste de QI feito anteriormente. A conclusão foi clara: os estudantes perceberam corretamente a inteligência dos homens fotografados, mas ninguém foi capaz de avaliar corretamente a inteligência das mulheres a partir das fotos.
 
Poderíamos pensar, na sequência dos resultados do estudo, que as pessoas mais inteligentes possuem rostos semelhantes, mas a verdade é que não há relação significativa entre a morfologia do rosto e o QI. Isso não quer dizer que não existem rostos que “parecem” mais inteligentes para quem olha. Na verdade, os pesquisadores fizeram um esboço do tipo de face que consideramos mais ou menos com “jeito de inteligente”. Contudo, por alguma razão desconhecida, esses padrões visuais entre aparência e inteligência foram reconhecidos apenas nos rostos dos homens.
 
De acordo com Kleisner, em entrevista ao El Confidencial, "as pessoas são capazes de avaliar com precisão a inteligência de homens, vendo seus rostos, mas não é a forma do rosto masculino que causa esse efeito." Mas então, o que causaria essa “sensação” de inteligência? Embora não esteja claro para Kleisner, ele acha que isso pode ter alguma relação com certos atributos específicos, como olhos, o olhar, o cabelo ou a pele. 
 
Porém, uma pergunta ainda fica no ar: por que as pessoas não identificaram as mulheres mais inteligentes a partir das fotos? Ainda não há nenhuma evidência para responder esta pergunta, porém algumas hipóteses apontam que estes atributos estariam evidentes apenas nos rostos masculinos, ou que as mulheres, em um geral, são julgadas mais pela sua aparência do que pela inteligência. Para responder todas estas questões, contudo, Kleisner promete realizar mais estudos neste sentido. 
 
Veja também