Dinossauros

Pesquisadores australianos encontram fóssil de dragão da vida real

O gigante alado tinha cerca de sete metros de envergadura e viveu há cerca de 110 milhões de anos
Por: HISTORY Brasil

Pesquisadores australianos encontraram o fóssil de um animal pré-histórico parecido com um dragão de histórias de fantasia. Trata-se de uma nova espécie de pterossauro, batizado de Thapunngaka shawi. O gigante alado tinha cerca de sete metros de envergadura e viveu há cerca de 110 milhões de anos.

Dragão australiano

“É a coisa mais próxima que temos de um dragão da vida real", afirmou Tim Richards, do Laboratório de Dinossauros da Universidade de Queensland. De acordo com o pesquisador, o animal voador deveria ser bastante selvagem. "O novo pterossauro era uma besta temível, com uma boca em forma de lança", completou.



Os cientistas identificaram a espécie a partir de um pedaço fossilizado de mandíbula inferior do animal. Segundo Richards, o crânio do pterossauro sozinho deveria medir pouco mais de um metro de comprimento. Sua boca continha cerca de 40 dentes, o que era adequado para capturar os peixes que habitavam o extinto Mar de Eromanga, em Queensland.

A nova espécie pertence a um grupo de pterossauros conhecido como Anhanguera, que habitava todos os continentes durante a última fase da Era dos Dinossauros. Fósseis de pterossauros são raros na Austrália. Menos de 20 espécimes foram descritos desde que os paleontólogos encontraram os primeiros ossos fossilizados desses répteis no continente, há cerca de duas décadas.



VER MAIS


Fontes: Universidade de Queensland e Live Science

Imagem: Adobe Stock/Richards et al., doi: 10.1080/02724634.2021.1946068, via EurekAlert