Inicio

Pesquisadores conseguem criar espermatozoides humanos in vitro

Por History Channel Brasil em 24 de Maio de 2015 às 02:33 HS
Pesquisadores conseguem criar espermatozoides humanos in vitro-0

Pesquisadores franceses da Kallistem, empresa biotecnológica com sede em Lyon, na França, afirmam ter criado espermatozoides humanos in vitro. Segundo um comunicado especial da empresa, esses espermatozoides foram produzidos a partir de “biópsias testiculares de pacientes que tinham apenas células germinais imaturas (espertogonias)”. E nas palavras de um porta-voz da Kallistem, a conquista é “algo sem precedentes em todo o mundo”.

No entanto, os resultados das pesquisas ainda não foram publicados em nenhum lugar, pois ainda estão tramitando assuntos relativos a marcas e patentes. De qualquer modo, eles “abrem uma porta a terapias inovadoras, para preservar e restaurar a fertilidade masculina. Trata-se de um verdadeiro desafio para o mundo, já que há 50 anos foi observada uma redução de 50% no número de espermatozoides humanos”, afirma o porta-voz da Kallistem.

“Os estudos pré-clínicos durarão até 2016, e os estudos clínicos começarão em 2017”, afirma o porta-voz, que também falou da intenção da Kallistem de comercializar sua tecnologia em cinco anos. O anúncio traz grandes esperanças para a comunidade científica, que o recebe com cautela e expectativa.

Fonte: Clarín