Inicio

Pesquisadores econtram a estrela mais antiga do Universo

Por History Channel Brasil em 19 de Fevereiro de 2014 às 10:30 HS

Ela nasceu há mais de 13,6 bilhões de anos, talvez no momento seguinte ao Big Bang, e foi descoberta por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Austrália. Segundo a revista Nature, trata-se da estrela mais antiga de todas. De nome complicado, a SMSS J031300.36-670839.3 vive há 6 mil anos-luz da Terra, dentro da Via Láctea. Foi avistada pelo telescópio SkyMapper, do Observatório Sinding Sring, na Austrália, e confirmada pelo Telescópio Gigante de Magalhães, do Observatório do Chile.

 
 
Sua descoberta tem um valor científico incalculável, já que muitas perguntas sobre a origem do Universo poderão ser respondidas a partir do estudo da composição química desta estrela. A idade de um corpo celeste pode ser verificada pela quantidade de ferro contida em seu corpo de luz: quanto mais ferro, mais jovem. A quantidade detectada neste caso é 60 vezes menor do que qualquer outra estrela. 
 
Segundo Stefan Keller, diretor do grupo de pesquisa, a probabilidade de descobrir um objeto celeste tão antigo é mínima: uma em 70 milhões.
 
Veja também
 
 
 
Fontes: Nature | Phys.org