GEOLOGIA

Pesquisadores encontram evidências de uma camada misteriosa dentro do núcleo da Terra

Descoberta pode estar relacionada com um evento geológico dramático acontecido no passado
Por: HISTORY Brasil

Por meio do uso de técnicas de inteligência artificial e novos algoritmos de cálculo, um grupo de pesquisadores, liderado por Joanne Stephenson, da Australian National University (UNA), chegou a uma conclusão surpreendente a respeito da geologia do nosso planeta. A equipe conseguiu encontrar evidências de que no centro da Terra existe uma espécie de camada misteriosa até então desconhecida.

Stephenson diz que embora esta nova camada seja difícil de observar, suas propriedades distintas podem revelar um evento geológico dramático acontecido no passado. "Encontramos evidências capazes de indicar uma mudança na estrutura do ferro, o que sugere, talvez, a existência de dois episódios separados de resfriamento na história da Terra", disse.



Camada oculta da Terra

"Os detalhes deste grande evento ainda são um pouco misteriosos, mas acrescentamos outra peça do quebra-cabeça que envolve nosso conhecimento do núcleo interno da Terra", completou. A pesquisadora afirma ainda que investigar a estrutura do núcleo interno pode nos ajudar a entender melhor a história e evolução do nosso planeta.

Tradicionalmente, os cientistas consideram que a Terra tem quatro camadas principais: a crosta, o manto, o núcleo externo e o núcleo interno. Segundo Stephenson, a ideia de que existiria uma outra camada foi proposta há algumas décadas, mas os dados a respeito dessa hipótese ainda eram insuficientes. "Conseguimos contornar esse problema usando um algoritmo de busca muito inteligente para vasculhar milhares de modelos do núcleo interno" explicou. "Isso é muito emocionante e pode significar que teremos que reescrever os livros didáticos", completou.



VER MAIS:


Fonte: Australian National University

Imagens: Shutterstock.com