Inicio

Pesquisadores produzem olho biônico em impressora 3D

Por History Channel Brasil em 10 de Setembro de 2018 às 14:04 HS
Pesquisadores produzem olho biônico em impressora 3D-0

As impressoras 3D estão cada vez mais populares. Elas podem ser usadas para inúmeras finalidades, como a construção de casas e fabricação de armas. Agora, cientistas usaram o aparelho para produzir olhos biônicos. 

Vídeo relacionado:

Com o auxílio da tecnologia, pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, conseguiram imprimir receptores de luz em uma superfície hemisférica. O estudo é o primeiro capaz de criar um olho biônico com esse método. "Olhos biônicos são geralmente associados à ficção científica, mas agora estamos mais próximos de produzi-los usando uma impressora 3D", disse Michael McAlpine, coautor da pesquisa.

O estudo pode ajudar pessoas com cegueira total ou parcial a enxergar. "Minha mãe é cega de um olho e sempre que falo sobre meu trabalho, ela pergunta quando irei imprimir um olho biônico para ela", comentou McAlpine.

Os cientistas planejam agora imprimir mais receptores de luz na superfície de vidro do olho biônico para que ele seja mais eficiente. Os pesquisadores esperam que no futuro seja possível imprimir esses receptores em uma superfície macia, como o próprio olho humano.


 Fonte: Newsweek

Imagem:  Universidade de Minnesota/ McAlpine Group/Divulgação