Inicio

Pesquisadores se preparam para explorar misterioso buraco azul no fundo do mar

Por History Channel Brasil em 28 de Julho de 2020 às 20:05 HS
Pesquisadores se preparam para explorar misterioso buraco azul no fundo do mar-0

O fundo do mar abriga muitos segredos ainda desconhecidos. Entre eles, estão os misteriosos buracos azuis, cavernas subaquáticas encontradas nos oceanos. Agora, cientistas se preparam para explorar uma dessas formações no litoral da Flórida, nos Estados Unidos. 

A equipe de pesquisadores, que inclui cientistas de instituições como a Florida Atlantic University e a Sociedade de Geologia dos EUA, irá investigar o buraco azul conhecido como "Banana Verde". Trata-se de uma caverna submarina gigantesca de 130 m de profundidade. A primeira expedição, supervisionada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), está programada para acontecer em agosto de 2020.

Buracos azuis abrigam uma rica variedade de vida marinha, como corais, esponjas, moluscos, tartarugas e tubarões. Mas, devido à falta de acessibilidade, há pouca informação detalhada sobre eles. Muitas vezes as aberturas dessas formações podem estar a várias centenas de metros debaixo d'água. Segundo o Mote Marine Laboratory, esses buracos se formaram entre 8 mil e 12 mil anos atrás.  

No ano passado, os pesquisadores exploraram um outro buraco azul, chamado Amberjack, no litoral de Sarasota. Com a participação de mergulhadores e usando mais de 200 quilos de equipamentos, a equipe encontrou carbono, nutrientes e vida microscópica lá dentro. Os cientistas chegaram a encontrar dois pequenos peixes-serra mortos, mas com os corpos intactos, no fundo do buraco. A espécie corre risco de extinção.


Fontes: IFLSCience, CBS e NOAA

Imagem: NOAA/Reprodução