Inicio

Pintura que representa o mito de Narciso é encontrada nas ruínas de Pompeia

Por History Channel Brasil em 15 de Fevereiro de 2019 às 18:48 HS
Pintura que representa o mito de Narciso é encontrada nas ruínas de Pompeia -0

Arqueólogos encontraram um afresco com a imagem de Narciso em uma casa nas ruínas de Pompeia, na Itália. De acordo com a mitologia, ele era um caçador tão belo que se apaixonou pelo próprio reflexo em um lago. Ao contemplar sua imagem, caiu na água e morreu afogado.

Vídeo relacionado:

A pintura foi descoberta em outro quarto da mesma casa onde havia sido encontrada uma imagem erótica que retrata o mito de Leda e o Cisne. Os especialistas classificaram o achado como extraordinário. "Toda o ambiente é decorado com temas que abordam a alegria de viver, a beleza e a vaidade", disse Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia.

No local também havia uma pintura de Priapo, o deus da fertilidade. No átrio onde o afresco de Narciso foi descoberto, os arqueólogos ainda encontraram vestígios de escadas que levavam ao andar de cima. Além disso, as escavações revelaram 12 recipientes de vidro, oito jarros de ânfora e um funil de bronze.

Pompeia foi devastada pela erupção do Vesúvio, no ano 79 d.C. O vulcão espalhou cinzas, rochas e vapores vulcânicos pelo ar. Cerca de 20 mil pessoas morreram na tragédia. 


Fonte: Live Science

Imagem: Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação