Inicio

Por acidente, cientistas criam enzima que come garrafas de plástico

Por History Channel Brasil em 24 de Abril de 2018 às 10:43 HS
Por acidente, cientistas criam enzima que come garrafas de plástico-0

Acidentalmente, cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, criaram uma enzima mutante que come garrafas PET. Isso pode ajudar a solucionar a crise de poluição plástica atual. A descoberta veio após a descoberta de um inseto que comia plástico, no Japão. Agora os cientistas revelaram a estrutura detalhada da enzima responsável por isso. 

Vídeo relacionado:

A equipe ajustou a enzima e acompanhou sua evolução, e os testes mostraram que os cientistas inadvertidamente fizeram com que a molécula tivesse ainda mais aptidão para eliminar o plástico PET, utilizado principalmente em garrafas. “Nós descobrimos que acabamos melhorando a enzima, e ficamos chocados”, disse o líder da pesquisa, Prof. John McGeehan.

A enzima mutante leva alguns dias para começar a devorar o plástico – muito mais rápido do que os séculos que o material levaria para ser eliminado nos oceanos. E os cientistas acreditam que podem acelerar ainda mais o processo e torná-lo viável em larga escala. “Queremos utilizar essa enzima para transformar garrafas plásticas de volta em seus componentes originais, o que significa que não precisaremos usar mais petróleo e, fundamentalmente, isso reduzirá a quantidade de plástico no meio-ambiente”, afirmou McGeehan. 

A questão, no entanto, é um pouco mais complexa, já que as empresas acham mais barato produzir mais plástico do que reciclar o atual. “Eu acredito que exista hoje um direcionamento público: a percepção está mudando tanto que as empresas estão começando a se questionar como elas podem reciclar devidamente esse material”, declarou o cientista.  

Fonte: The Guardian 

Imagem: Horus2017/Shutterstock.com