Inicio

A primeira vez que os humanos foram à guerra

Por History Channel Brasil em 15 de Janeiro de 2021 às 20:31 HS
A primeira vez que os humanos foram à guerra-0

Há aproximadamente 40 mil anos, os humanos modernos chegaram à Europa, mas o continente já estava povoado por neandertais. A partir desse encontro, inúmeras hipóteses são tecidas sobre o desaparecimento dessa espécie ancestral. As duas principais teorias são: a batalha com os homo sapiens recém-chegados da África e a possibilidade de mudanças climáticas extremas.

Alguns pesquisadores garantem que os humanos modernos e os neandertais tiveram diferentes tipos de interações, desde relações sexuais até confrontos bélicos pelos recursos naturais. Segundo eles, isso pode ter causado o desaparecimento dos neandertais. Novos estudos científicos sugerem que durante essa convivência houve uma guerra pré-histórica entre os dois grupos humanos.

A princípio, a possibilidade de uma guerra pré-histórica havia surgido com a descoberta de valas comuns encontradas em várias partes da Europa que datavam do período Neolítico, quando surgiu a agricultura. Essas descobertas sugerem que o desenvolvimento da agricultura foi a causa de uma explosão populacional que aumentou a tensão entre os grupos humanos.

Não há dúvida de que os neandertais participaram e foram submetidos a atos violentos, já que os restos fósseis de caçadores-coletores recentemente encontrados mostram feridas contundentes no crânio. Mas muitos desses vestígios são anteriores ao aparecimento dos humanos modernos na Europa.

A primeira vez que os humanos foram à guerra - 1

Se os humanos modernos foram responsáveis pela extinção dos neandertais, é importante salientar que em muitas partes da Europa eles foram extintos antes da chegada de nossa espécie. Assim, os humanos modernos não podem ter sido completamente culpados, seja por meio da guerra ou de concorrência pelos recursos naturais.

Os humanos modernos parecem ter se adaptado com maior facilidade a uma mudança climática persistente, que diminuiu os habitats florestais aos quais os neandertais estavam acostumados. Apesar de os homo sapiens terem sido capazes de realizar uma guerra organizada, os pesquisadores não podem afirmar com certeza que esse comportamento foi responsável pelo desaparecimento dos neandertais. 


Fonte: BBC

Imagem: Shutterstock.com e Chettaprin.P / Shutterstock.com