Inicio

Primeiras e misteriosas construções neandertais são encontradas na França

Por History Channel Brasil em 10 de Junho de 2016 às 00:10 HS
Primeiras e misteriosas construções neandertais são encontradas na França-0

Pesquisadores encontraram em uma caverna, na região sudoeste da França, pistas de antigas e misteriosas estruturas feitas por humanoides há 176 mil anos.

De acordo com o estudo que relata a descoberta, publicado na revista Nature, estas estruturas não seriam obra do homem moderno, mas dos nossos parentes próximos, os neandertais.

Estas estruturas estão na caverna Burniquel, e foram encontradas pela primeira vez em 1990. Até então, o local estava fechado havia milhares de anos. Dentro da caverna, foram achados até rastros de uma espécie de urso já extinto – ali estavam preservadas suas pegadas, marcas de garras, pelo e tocas.

Explorando mais ao fundo da caverna, havia estruturas formadas por fragmentos de estalagmites, que não eram naturais do local. Elas foram estudadas mais profundamente em 2013, por pesquisadores da Universidade de Bordeaux, da França, que puderam averiguar sua idade: 176 mil anos.

Primeiras construções

Nesta época, os únicos humanos que viviam na Europa eram os neandertais, então, os pesquisadores acreditam que eles foram os criadores dessas estruturas. Desta maneira, elas seriam as uma das primeiras construções feitas por humanoides que se tem conhecimento.

A finalidade destas estruturas é um mistério. Algumas estão em forma de círculo ou semicírculo, algumas possuem uma coluna de fragmentos empilhados e outras têm laterais para impedir desabamentos. Em algumas áreas, as estalagmites parecem ter sido queimadas, o que sugere que elas podem ter servido de local para fogueiras.

Ainda não se sabe se essas essas estruturas eram recorrentes ou se o achado foi apenas uma criação acidental de algum grupo há centenas de milhares de anos.


Primeiras e misteriosas construções neandertais são encontradas na França - 1

 


Fonte: HypeScience , IFL Science , Nature
Imagem: Jaubert et al 2016