Inicio

Programa controverso do Pentágono planeja implantar memória artificial em casos de lesões na cabeça

Por History Channel Brasil em 21 de Abril de 2015 às 02:03 HS
Programa controverso do Pentágono planeja implantar memória artificial em casos de lesões na cabeça-0

Um novo programa, desenvolvido pela DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, do Pentágono), tenta suprir a perda de memória, causada por traumatismos cranioencefálicos, através do implante de dispositivos “wireless” no cérebro. A respeito disso, o chefe do programa na DARPA, Justin Sanchez, afirmou: “Precisamos de um dispositivo de nova geração, que ainda não existe (...) esse é o principal problema que procuramos solucionar com este projeto: implementar um ‘hardware’ que possa sanar a perda de memória daqueles que sofreram um traumatismo cranioencefálico”.

Denominado Restoring Active Memory (RAM), o programa inclui o desenvolvimento de tecnologias que suprirão artificialmente a perda de memória através da implantação de técnicas de “neuroprótese”, segundo informa a agência. O objetivo final é criar um dispositivo “wireless” neuronal, de fácil implante no cérebro e que possa decifrar os impulsos nervosos, interpretá-los e ajudar no restabelecimento da memória pelo estímulo neuronal.

Segundo estatísticas, o traumatismo cranioencefálico é um problema grave nos EUA, onde, desde o início do século, mais de 2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com lesões deste tipo.

Fonte: RT 

Imagem: Mopic - Shutterstock.com