polêmica

Putin sanciona lei na Rússia que proíbe comparar comunistas e nazistas

Decreto impede a publicação de qualquer material que trace paralelos entre os objetivos e decisões dos soviéticos com as políticas adotadas pelo Terceiro Reich
Por: HISTORY Brasil

Vladimir Putin, presidente da Rússia, sancionou uma lei que proíbe a comparação entre a União Soviética e a Alemanha nazista. O decreto impede a publicação de qualquer material que trace paralelos entre os objetivos e decisões dos comunistas soviéticos com as políticas adotadas pelo Terceiro Reich. Além disso, o texto também torna ilegal negar a importância do Exército Vermelho na derrota de Hitler. 

Comunismo x Nazismo

Um dos objetivos da nova legislação é reforçar o reconhecimento da “missão humanitária da União Soviética na libertação dos países da Europa” durante a Segunda Guerra Mundial. A medida é vista como uma forma de Putin usar as memórias de heroísmo do conflito como um meio de consolidar o sentimento patriótico russo. As celebrações anuais da vitória sobre Adolf Hitler também são usadas pelo presidente para projetar o poderio militar moderno da Rússia, fato que é alvo de críticas de seus adversários.



Comparações entre nazismo e comunismo costumam provocar debates acalorados. Em 2019, a União Europeia colocou as duas ideologias em pé de igualdade depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambas. A resolução postula que a Segunda Guerra foi "a consequência imediata do tratado de não agressão germano-soviético de 23 de agosto de 1939, também conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop". De acordo com o texto, a URSS e o Terceiro Reich cometeram “genocídios e deportações e foram a causa da perda de vidas humanas e liberdade em uma escala até agora nunca vista na história da humanidade”. 

Nos últimos anos, países que viveram sob ditaduras comunistas, como Polônia, Lituânia, Geórgia e Moldávia, aprovaram leis que condenam a ideologia. Na Ucrânia, uma legislação proíbe os símbolos soviéticos e nazistas no país. A Geórgia, terra-natal do ditador soviético Josef Stálin, desde 2011 proíbe símbolos comunistas em edifícios governamentais e espaços públicos. 



VER MAIS


Fontes: Daily Mail e The Times

Imagens: Wikimedia Commons e Shutterstock.com