Inicio

Qual é o material mais afiado do mundo?

Por History Channel Brasil em 27 de Março de 2018 às 14:53 HS
Qual é o material mais afiado do mundo?-0

Há vários fatores a se levar em consideração na hora de determinar qual é o gume mais recomendável para executar uma determinada tarefa. Enquanto o cutelo é ideal para picar alimentos, a tradicional faca serrilhada é a mais indicada para cortar um tomate ou outras verduras de superfície lisa. Até mesmo uma folha de papel pode machucar a pele e provocar um corte doloroso.

Vídeo relacionado:

A espessura é um dos fatores determinantes para avaliar quão afiado é um objeto. Dentro desses parâmetros, uma pequena agulha de cobre, capaz de dividir átomos e projetada pela empresa IBM, é o objeto criado pelo homem mais afiado que existe.

Na natureza, a obsidiana, um material de origem vulcânica e abundante na Mesoamérica, é o mais afiado. Suas bordas podem ter uma espessura tão minúscula quanto a de uma molécula. Os astecas sabiam tirar proveito máximo das virtudes desse elemento, que era utilizado para cirurgias, rituais e, até mesmo, como lâmina de espadas. Atualmente, bisturis de obsidiana ainda são utilizados e vários cirurgiões exaltam suas qualidades, afirmando que as incisões feitas com esse tipo de vidro vulcânico cicatrizam mais rapidamente que as realizadas com bisturis tradicionais.

Fonte: BBC 

Imagem: ShutterProductions/Shutterstock.com