Inicio

Raios X revelam desenho secreto em quadro de Leonardo da Vinci

Por History Channel Brasil em 30 de Agosto de 2019 às 17:15 HS
Raios X revelam desenho secreto em quadro de Leonardo da Vinci-0

Uma pesquisa recente submeteu a célebre pintura “Virgem das Rochas”, do genial Leonardo da Vinci, a um mapeamento com fluorescência de raios X. A análise revelou desenhos ocultos sob a pintura que o artista italiano finalizou no ano de 1483. Trata-se de um rascunho prévio às pinceladas definitivas.

Os resultados da análise demonstraram como da Vinci esboçou originalmente o anjo e o menino Jesus em seu quadro, do qual realizou duas versões. A segunda delas, chamada “A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana”, está exposta no Museu do Louvre, em Paris, enquanto a obra analisada se encontra na National Gallery, de Londres.

Os traços escondidos na “Virgem das Rochas” são substancialmente distintos dos que finalmente formaram a obra. Tanto o anjo quanto o menino Jesus estavam originalmente situados mais acima, dentro da composição, ambos olhando para baixo. O diretor de conservação da National Gallery, Larry Keith, disse que a descoberta traz uma “nova visão” sobre o processo criativo de Leonardo.

 Raios X revelam desenho secreto em quadro de Leonardo da Vinci - 1


Fonte: BBC

Imagens: Domínio Público e National Gallery