Inicio

Rara abelha "de máscara" considerada extinta há quase 100 anos reaparece na Austrália

Por History Channel Brasil em 04 de Março de 2021 às 16:03 HS
Rara abelha "de máscara" considerada extinta há quase 100 anos reaparece na Austrália-0

Uma espécie de abelha "mascarada" considerada extinta há quase 100 anos reapareceu na Austrália. Esses insetos são extremamente raros, já que apenas seis indivíduos haviam sido identificados no país até agora. Nenhum exemplar era observado desde 1923.

A espécie em questão tem o nome científico de Pharohylaeus lactiferus. As abelhas mascaradas têm esse nome porque muitas delas são pretas com marcações amarelas ou brancas em seus rostos. Os insetos foram redescobertos por acidente pelo pesquisador James Dorey.

O cientista ficou surpreso com a descoberta, pois não tinha expectativas de encontrar exemplares da espécie. Após identificar o primeiro indivíduo, ele prosseguiu com suas pesquisas em 245 locais nas regiões australianas de Queensland e Nova Gales do Sul. O estudo revelou a existência de três populações de abelhas mascaradas isoladas geograficamente umas das outras na costa leste do país.

Apesar de acabarem de ter sido redescobertas, as abelhas mascaradas correm risco de ser extintas de verdade. A pesquisa de Dorey sugere que o desmatamento e os incêndios florestais que acontecem com frequência na Austrália podem acabar de vez com esses raros insetos. 


Fonte: Live Science

Imagem: James Dorey/Universidade Flinders/Reprodução