Inicio

Raras moedas de ouro da época da peste medieval são encontradas na Inglaterra

Segundo os pesquisadores, elas datam da época de Eduardo III, que reinou entre 1327 e 1377
Por History Channel Brasil em 23 de Junho de 2021 às 21:11 HS
Raras moedas de ouro da época da peste medieval são encontradas na Inglaterra-0

Duas moedas raras de ouro foram encontradas com a ajuda de um detector de metais na Inglaterra. As peças foram localizadas a uma distância de 150 m uma da outra, na cidade de Reepham, no Condado de Norfolk. Segundo os pesquisadores, elas datam da época de Eduardo III (que reinou entre 1327 e 1377) e foram perdidas quando o país vivia um grave surto de peste bubônica.

Moeda de ouro tirada de circulação

Eduardo III introduziu as moedas de ouro na Inglaterra a partir de 1344. Uma das peças encontradas foi cunhada exatamente nesse mesmo ano e tirada de circulação logo depois, o que faz dela uma peça muito rara. A outra foi colocada em circulação na década seguinte, entre 1351 e 1352.

Raras moedas de ouro da época da peste medieval são encontradas na Inglaterra - 1

A moeda de 1344 era conhecida como "leopardo" ou "meio florim". Ela tem 23 quilates, o que significa que é feita de cerca de 96% de ouro puro. Essas moedas foram retiradas de circulação porque o valor atribuído a elas estava supervalorizado. As peças recolhidas foram derretidas para produzir moedas populares conhecidas como "nobres" (categoria na qual se encaixa a outra moeda encontrada em Reepham).

As moedas estão em boas condições, apesar de terem sido encontradas dobradas ao meio. "Parece provável que ambas as moedas caíram no chão ao mesmo tempo", diz um comunicado do projeto Portable Antiquities Scheme (PAS), administrado pelo Museu Britânico e Museu Nacional de Gales. Os especialistas especulam que o dinheiro caiu de uma bolsa ou foi enterrado como parte de um tesouro escondido.

VER MAIS


Fontes: Live Science e BBC

Imagens: Museu Britânico/Divulgação