Inicio

Relatório da ONU aponta que nível do mar sobe 2,5 vezes mais rápido neste século

Por History Channel Brasil em 25 de Setembro de 2019 às 12:50 HS
Relatório da ONU aponta que nível do mar sobe 2,5 vezes mais rápido neste século-0

Um novo relatório da ONU alerta para as consequências perigosas do aquecimento global. De acordo com o documento elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), o nível do mar está subindo 2,5 vezes mais rápido no início do século XXI, comparado com o século XX. O estudo é resultado do trabalho de 104 cientistas de 36 países com base em sete mil artigos publicados sobre as recentes variações no clima do planeta.

Segundo o estudo, oceanos e a criosfera (as partes congeladas do mundo) absorvem mais de 90% do excesso de calor causado pelas mudanças climáticas. Valérie Masson-Delmotte, copresidente do Grupo de Trabalho do IPCC, afirma que caso as emissões de carbono não sejam reduzidas, o nível do mar deve ter uma elevação de mais de um metro até 2100. Com isso, pequenas ilhas e cidades litorâneas estariam ameaçadas. 

Outros desastres naturais, como avalanches e deslizamentos de terra, também devem aumentar com o derretimento das geleiras, segundo os cientistas. O relatório aponta que a atividade humana também está mexendo de forma drástica com a química dos oceanos. As emissões de dióxido de carbono na atmosfera resultam em uma maior acidez nas águas, afetando toda a vida marinha. 

Apesar da gravidade da situação, nem toda esperança está perdida. O relatório aponta que ainda há tempo de evitar os danos causados pelo aquecimento global, desde que haja uma política séria voltada para diminuir o impacto das emissões de carbono. "Se reduzirmos as emissões acentuadamente, as consequências para as pessoas e seus meios de subsistência ainda serão um desafio, mas potencialmente mais gerenciáveis", disse Hoesung Lee, presidente do IPCC.


Fonte: IFLScience

Imagem: Shutterstock.com