Inicio

Relíquia da construção da pirâmide de Gizé é encontrada por acaso em uma caixa de charutos

Por History Channel Brasil em 13 de Janeiro de 2021 às 15:28 HS
Relíquia da construção da pirâmide de Gizé é encontrada por acaso em uma caixa de charutos-0

Uma pesquisadora da Universidade de Aberdeen, na Escócia., encontrou acidentalmente dentro de uma caixa de charutos um pequeno artefato egípcio de madeira de cinco mil anos. O fragmento foi descoberto em 1872 pelo engenheiro Waynman Dixon na pirâmide de Gizé. Acredita-se que a peça tenha sido usada durante a construção do monumento.

A assistente de curadoria Abeer Eladany, que trabalha no museu da Universidade, foi quem fez a surpreendente descoberta. A peça havia sido doada à instituição em 1946, mas havia se extraviado há algum tempo. Isso aconteceu porque o artefato havia sido mal catalogado e se encontrava junto a uma coleção equivocada.

Relíquia da construção da pirâmide de Gizé é encontrada por acaso em uma caixa de charutos - 1

"As coleções da universidade são vastas, há centenas de milhares de itens, então tentar encontrá-las é como procurar uma agulha em um palheiro", disse Abeer. "Não pude acreditar quando percebi o que havia dentro daquela lata de charuto de aparência comum", afirmou a arqueóloga. "Pode ser apenas um pequeno pedaço de madeira, que agora está dividido em vários pedaços, mas é muito significativo, já que é um dos três únicos itens que foram recuperados de dentro da Grande Pirâmide", completou.

Relíquia da construção da pirâmide de Gizé é encontrada por acaso em uma caixa de charutos - 2

Os fragmentos de cedro pertencem à denominada Coleção Dixon e foram encontrados na Câmara da Rainha dentro da lendária pirâmide. Os pesquisadores realizaram um teste de carbono-14 na relíquia e os resultados são realmente surpreendentes, já que a madeira seria 500 anos mais antiga que a própria pirâmide. Isso demonstra que as chamadas relíquias de Dixon datam da mesma época que a construção da Grande Pirâmide e não seriam artefatos deixados posteriormente por pessoas que exploraram as câmaras. Os pesquisadores sugerem que o pedaço de madeira foi colocado de propósito no local, pois os nobres egípcios costumavam ser enterrados junto com antiguidades para enfatizar uma continuidade com o passado.

Relíquia da construção da pirâmide de Gizé é encontrada por acaso em uma caixa de charutos - 3


Fonte: BBC

Imagens: Shutterstock.com e Universidade de Aberdeen/Reprodução