Tá Na História

A resposta de Pablo Picasso ao ataque de nazistas a Guernica

Por Thiago Gomide do Tá na História.

Parceria HISTORY e Ta Na História

Dentro do Museu Reina Sofia, em Madri, está exposto um dos quadros mais emblemáticos e perturbadores da história. 

Guernica, de Pablo Picasso, é um retrato da Guerra Civil Espanhola, mas que vale para todos os conflitos bélicos. 

O general Francisco Franco, que estava liderando uma tropa para tomar o país, deu aval para que italianos e, principalmente, alemães atacassem a pequena cidade basca.  

A cidadezinha no norte da Espanha, como disse Hermann Goering, um dos braços direitos de Hitler, comandante da Força Aérea Alemã, seria um grande laboratório de armas, munições e estratégias militares, como o Blitzkrieg, o famoso ataque relâmpago nazista. 

Por falar em militares, Guernica tinha fábricas de munições. Elas não foram atacadas. Guernica tinha prédios militares. Eles não foram atacados. As entradas, pontos estratégicos, pontes, alvos sempre buscados, também foram propositalmente preservados. 

O alvo era civil. Os 6000 habitantes corriam perigo naquele 26 de abril de 1937. 

Na praça principal, uma feira lotada. Consumidores de outras cidades passeavam por ali. 

O relógio marcava quatro horas e uns quebrados da tarde. Quando as pessoas olharam para o céu, não deu tempo nem de fugir direito. 

Quer saber o final dessa história? Quer saber a inspiração de Pablo Picasso e a resposta de Francisco Franco? E quando Guernica rodou o mundo e parou em São Paulo? Aperta o play!


THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ). 

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagem: neftali / Shutterstock.com