VIKINGS

Revelado o conteúdo de misteriosa caixa encontrada em estrada viking

Artefato foi encontrado junto com outros objetos após derretimento de geleira na Noruega
Por: HISTORY Brasil

Após o derretimento de uma geleira, arqueólogos encontraram em Oppland, na Noruega, um antigo caminho usado como rota comercial pelos vikings há mais de mil anos. No local, foram localizados centenas de artefatos antigos, que datam desde a época romana até o período medieval.  Entre eles, estava uma misteriosa caixa de madeira que só foi aberta agora pelos pesquisadores .

Misteriosa caixa "viking"

O que guardava a caixa, afinal? Será que havia um tesouro viking escondido lá dentro? Nada disso: em seu interior os pesquisadores encontraram uma simples vela feita de cera de abelhas.



Segundo os cientistas do Museu de História Cultural de Oslo, a datação de carbono aponta que a caixa foi fabricada entre os anos de 1475 e 1635 d.C.  Ou seja, o artefato é cerca de 400 anos posterior à Era Viking. Os especialistas explicaram que, naquela época, os agricultores usavam essas caixas para carregar velas no trajeto quando deixavam suas terras principais e se deslocavam para fazendas de verão.

Geralmente, apenas dois agricultores ficavam nessas fazendas durante toda a estação, enquanto cuidavam do gado, ordenhavam as vacas e faziam laticínios. Essa prática tinha o objetivo de maximizar os recursos limitados de uma região fria e montanhosa, oferecendo aos agricultores a possibilidade de produzir e estocar mantimentos que seriam utilizados durante o inverno.



Nas fazendas de verão, as velas de cera de abelhas forneciam a única fonte de iluminação no interior do dormitório dos agricultores durante a noite. Eles provavelmente levavam a menor carga possível para a longa caminhada pela estrada na montanha, então caixas de madeira como a que foi encontrada eram muito importantes, pois carregavam um item essencial.

VER MAIS


Fonte: Gizmodo

Imagens: The Glacier Archaeology Program Innlandet/Reprodução