Inicio

RIMPAC, o maior exercício de guerra naval do mundo

Por History Channel Brasil em 10 de Julho de 2018 às 16:20 HS
RIMPAC, o maior exercício de guerra naval do mundo-0

A cada dois anos, nos meses de junho e julho, são realizados os exercícios RIMPAC, em Hololulu, no Havaí, Estados Unidos, os maiores exercícios de guerra naval do mundo. O evento é organizado pela Marinha dos Estados Unidos, junto com o Corpo de Infantaria, a Guarda Costeira e a Guarda Nacional. O programa inclui operações anfíbias, artilharia, lançamento de mísseis, exercícios antissubmarino e de defesa antiaérea. 

Vídeo relacionado:

Participam do evento forças navais pertencentes a toda a bacia do Pacífico. Segundo a Marinha dos Estados Unidos, o objetivo é melhorar a interoperabilidade dos diferentes países envolvidos e promover a estabilidade na região.

Da edição de 2018, que finalizará em 2 de agosto, participam representantes do Chile, Colômbia, México, Peru e outros 23 países, incluindo o Brasil, que ingressa no treinamento pela primeira vez. 

“O que acontece durante os exercícios pode passar a formar parte das missões designadas às forças armadas e à guarda costeira. Portanto, é um reflexo da situação internacional”, explica James R. Holmes, especialista em estratégia marítima dos Estados Unidos. 


 Fonte: BBC 

Imagem: Shutterstock.com