AMAZÔNIA

Rios de ouro: imagem chocante da NASA revela garimpo ilegal na Amazônia

Por: HISTORY Brasil

Astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) registraram imagens impressionantes de "rios de ouro" na Amazônia peruana. Apesar da beleza, o que a foto mostra são poços cavados para a extração ilegal do minério no estado de Madre de Dios. No flagrante, é possível ver vários pontos onde vegetação foi devastada no entorno do Rio Inambari.

Esses poços geralmente ficam escondidos, mas condições climáticas favoráveis permitiram com que eles fossem fotografados. Segundo a NASA, os buracos se formam em centenas de bacias muito compactas cheias de água, devido ao clima úmido que prevalece na área. Cada um deles é delimitado por áreas lamacentas desmatadas que mantêm o curso de antigos rios.



O Peru é o sexto maior produtor de ouro do mundo e o estado de Madre de Dios possui uma das mais importantes indústrias independentes de extração do minério. No entanto, um grande número de trabalhadores ganha a vida com a mineração ilegal. Em 2012, havia cerca de 30 mil trabalhadores fora da lei na região.

Um estudo do grupo de Monitoramento do Projeto Amazônia Andina feito em 2019 verificou que o desmatamento causado pela mineração de ouro destruiu cerca de 9 mil hectares da Amazônia peruana no ano anterior. A atividade causa danos danos irreversíveis ao meio ambiente, já que toneladas de mercúrio são usadas para extrair o minério, contaminando rios. O problema não acontece apenas na região amazônica peruana, mas também na porção brasileira da floresta. Estima-se que 20 mil garimpeiros ilegais atuem nas terras do povo Ianomâmi.




 Fonte: BBC

Imagens: NASA/Repfodução